Cárceres

Consciente ou inconscientemente, dou por mim sempre atento a coincidências ou padrões repetitivos à minha volta. Sempre que um ou outro acontecem, isso faz com que me abstraia instantaneamente do que me rodeia e aceda a um estado cognitivo de maior entendimento, que só se manifesta em ocasiões como estas.

Um dos últimos casos em que isso me aconteceu, teve a ver com cinema. Especificamente, com os dois últimos filmes que vi numa sala de cinema, em datas diferentes: "A Hidden Life", de Terrence Malick; e "J'Accuse", de Roman Polanski. Só muito recentemente me apercebi que, tanto um, como o outro, abordam questões de integridade moral, cujo enredo envolve o aprisionamento da figura central à trama da história, por razões expiatórias favorecendo um poder central maior.

Nunca vergando, nunca cedendo, ambas as personagens tornar-se-iam exemplos de conduta moral, não escapando, no entanto, à chancela de mártires -- condição sine qua non nestes casos. Ambas as histórias, coincidentemente também, são verídicas. Há aqui, certamente, uma verdade maior a apreender.

0 comentários:


gaveta de arrumos