George Orwell

Ontem à noite tive uma conversa bem interessante sobre, entre muitas outras coisas, o escritor George Orwell e o poder em geral.

É claro que, como em todas as conversas interessantes, houve alguns pomos de discórdia: o meu parceiro de mesa de café defendia com unhas e dentes que existem várias formas de poder, umas inatas, outras concedidas e outras mais despóticas e que são as da pior espécie. Eu, por outro lado, sou da opinião que poder é poder, seja ele de que tipo de for: a maçã pode ser Golden, Reineta, verde, vermelha, podre, sã mas há-de ser sempre, isso sim, uma maçã. Semânticas.

Numa coisa estivemos de acordo: no nosso amor incondicional pela obra de George Orwell. Se me perguntarem qual considero ser o maior livro do Século XX, a resposta é rápida e segura: 1984. Sem sombra de dúvidas. Que outro livro profetizou a nossa sociedade de hoje com maior certeza? BIG BROTHER IS WATCHING YOU. Acreditem que sim. Neste preciso momento.

Qualquer dia tenho mesmo de ver se leio em inglês as suas duas grandes obras (em baixo) e dessa forma agradecer à Penguin Books por ter pedido a Obey para criar estas duas lindas capas. Fiquem bem. E boas leituras.

0 comentários:


gaveta de arrumos